Na teoria Walloniana a linguagem estrutura o pensamento, sendo um
instrumento indispensável para a atividade intelectual, tem grande impacto
sobre o desenvolvimento do pensamento e da atividade global da criança, que
poderá identificar, localizar e distinguir objetos, agrupando em caracterizações
quanto à cor, tamanho, forma e etc. Wallon, citado por Galvão ressalta
A aquisição de linguagem representa, assim, uma mudança radical na forma
de a criança se relacionar com o mundo. A linguagem, ao substituir a coisa,
oferece a representação mental o meio de evocar objetos ausentes e de
confrontá-los entre si. Os objetos e situações concretos passam a ter
equivalentes imagens e símbolos, podendo assim, ser operados no plano mental de
forma cada vez mais desvinculada da experiência pessoal e imediata. (1995,
p.40)
A permanência e a objetividade da palavra permitem à criança separar-se
de suas motivações momentâneas, prolongar na lembrança uma experiência,
antecipar, combinar, calcular, imaginar, sonhar.
Na lógica binária do pensamento, a criança
pode associar uma idéia à outra devido à sonoridade das palavras, apresenta
gosto por parlendas, versinhos a essa dimensão poética da linguagem
infantil.
Pensamento Sincrético
O pensamento sincrético é a mistura da realidade e fantasia e segundo
Wallon, existem quatro características referentes ao sincretismo que são:
fabulação, tautologia, elisão e contradição.
A fabulação refere-se a invenção de histórias e conceitos, a criança
substitui a verdadeira realidade por uma aventura imaginária.
A tautologia é a
repetição de palavras com vistas a uma definição, quando a criança faz o uso de
diferentes palavras para expressar uma ideia, sendo redundante.
A elisão pode aparecer em conversas que parecem não haver muito sentido,
dando a impressão de estarem incompletas, ou até mesmo pela ausência de
respostas às perguntas feitas, podendo ser devido a modificações fonéticas como
no diálogo a seguir:
- Do que você está
brincando?
- Eu não estou
gritando.
- Mas eu perguntei do
que você está brincando.
- Ué, de gritar e
cantar e ser alto.
A contradição é muito comum no pensamento
infantil, pode ser usada para decidir ou explicar algo que não se conserva,
sendo rapidamente substituída por outra, contraditória na expressão oral.
Verifique no exemplo abaixo:
- Pode ser qualquer
sabor de sorvete, mas eu quero de chocolate.
Pensamento Categórico
Wallon em sua teoria afirma que a criança não consegue pensar em
unidades, mas pensa em pares, pois não discernem causa e efeito. Por isso a
criança precisa de dois elementos para que um dê identidade ao outro,
diferenciando-o e completando-o.
A criança está, nesse estágio, aprendendo a diferenciar e a discriminar,
começa a formar conhecimentos de si própria e reunir condições de se posicionar
diante dos acontecimentos cotidianos, enquanto seu pensamento diferencia e
identifica a si e ao outro. Categorizando, classificando as coisas e pessoas ao
seu redor, nomeando, comparando e agrupando, ao mesmo tempo em que desenvolvem
atividades intelectuais em que ligam algo, entre o momento em que
acontecem e as imagens, pessoas, acontecimentos, nas quais criam nexos lógicos
e constroem unidades de pensamento.
Hard Rock Hotel & Casino Kansas City - Mapyro
ResponderExcluirSearch for Hard Rock Hotel & Casino in Kansas City 충청남도 출장샵 with 시흥 출장안마 MapYR. Browse reviews, hours, 김천 출장샵 directions and 영천 출장안마 offers. Rating: 4.2 창원 출장마사지 · 3 reviews