sábado, 15 de outubro de 2016

Pensamento e Linguagem


Resultado de imagem para imaginação infantil

Na teoria Walloniana a linguagem estrutura o pensamento, sendo um instrumento indispensável para a atividade intelectual, tem grande impacto sobre o desenvolvimento do pensamento e da atividade global da criança, que poderá identificar, localizar e distinguir objetos, agrupando em caracterizações quanto à cor, tamanho, forma e etc. Wallon, citado por Galvão ressalta

A aquisição de linguagem representa, assim, uma mudança radical na forma de a criança se relacionar com o mundo. A linguagem, ao substituir a coisa, oferece a representação mental o meio de evocar objetos ausentes e de confrontá-los entre si. Os objetos e situações concretos passam a ter equivalentes imagens e símbolos, podendo assim, ser operados no plano mental de forma cada vez mais desvinculada da experiência pessoal e imediata. (1995, p.40)

A permanência e a objetividade da palavra permitem à criança separar-se de suas motivações momentâneas, prolongar na lembrança uma experiência, antecipar, combinar, calcular, imaginar, sonhar.
            Na lógica binária do pensamento, a criança pode associar uma idéia à outra devido à sonoridade das palavras, apresenta gosto por parlendas, versinhos  a essa dimensão poética da linguagem infantil.

Pensamento Sincrético


O pensamento sincrético é a mistura da realidade e fantasia e segundo Wallon, existem quatro características referentes ao sincretismo que são: fabulação, tautologia, elisão e contradição.
A fabulação refere-se a invenção de histórias e conceitos, a criança substitui a verdadeira realidade por uma aventura imaginária.


 A tautologia é a repetição de palavras com vistas a uma definição, quando a criança faz o uso de diferentes palavras para expressar uma ideia, sendo redundante.
A elisão pode aparecer em conversas que parecem não haver muito sentido, dando a impressão de estarem incompletas, ou até mesmo pela ausência de respostas às perguntas feitas, podendo ser devido a modificações fonéticas como no diálogo a seguir:
- Do que você está brincando?
- Eu não estou gritando.
- Mas eu perguntei do que você está brincando.
- Ué, de gritar e cantar e ser alto.
            A contradição é muito comum no pensamento infantil, pode ser usada para decidir ou explicar algo que não se conserva, sendo rapidamente substituída por outra, contraditória na expressão oral. Verifique no exemplo abaixo:
- Pode ser qualquer sabor de sorvete, mas eu quero de chocolate.

Pensamento Categórico


Wallon em sua teoria afirma que a criança não consegue pensar em unidades, mas pensa em pares, pois não discernem causa e efeito. Por isso a criança precisa de dois elementos para que um dê identidade ao outro, diferenciando-o e completando-o.

Resultado de imagem para separar objeto pela cor


A criança está, nesse estágio, aprendendo a diferenciar e a discriminar, começa a formar conhecimentos de si própria e reunir condições de se posicionar diante dos acontecimentos cotidianos, enquanto seu pensamento diferencia e identifica a si e ao outro. Categorizando, classificando as coisas e pessoas ao seu redor, nomeando, comparando e agrupando, ao mesmo tempo em que desenvolvem  atividades intelectuais em que ligam algo, entre o momento em que acontecem e as imagens, pessoas, acontecimentos, nas quais criam nexos lógicos e constroem unidades de pensamento. 


Um comentário:

  1. Hard Rock Hotel & Casino Kansas City - Mapyro
    Search for Hard Rock Hotel & Casino in Kansas City 충청남도 출장샵 with 시흥 출장안마 MapYR. Browse reviews, hours, 김천 출장샵 directions and 영천 출장안마 offers. Rating: 4.2 창원 출장마사지 · ‎3 reviews

    ResponderExcluir