Sobre o sujeito social e suas relações, para Wallon (1981), o ser humano
se constrói na relação com o outro. A individualidade só se faz possível no
social. Toda função psicológica superior evidencia-se em dois momentos:
primeiro no social e depois no individual, por meio de uma apropriação ativa,
marcando as diferenças individuais. A apropriação é o processo de
internalização das experiências que acontecem na relação, no social. É a
passagem do inter para o intrapsicológico, significando que toda função
existente no sujeito apareceu antes no social, na relação.
Desde
o momento em que nasce, a criança tem seus gestos e atitudes significados pelo
outro. Ao se apropriar dessa significação, toma contato com a história, a
cultura e a ideologia do social no qual está inserida.
Para
Wallon (1981) só podemos compreender a individualidade como construção
social. Desde a simbiose emocional, passando pela autonomia do sujeito, o outro
é o eterno parceiro na vida psíquica, seja como modelo, seja desempenhando
papel complementar ou de oposição.
Wallon
considera que a educação deve integrar à sua prática e aos seus objetivos duas
dimensões: a social e a individual, atendendo, portanto, simultaneamente, à
formação do indivíduo e da sociedade. Da psicogenética walloniana não resulta
meramente uma pedagogia conteudista, limitada a propiciar a passiva
incorporação de elementos da cultura do sujeito, mas sim uma prática em que a
dimensão estética da realidade é valorizada, e a expressividade do sujeito
ocupa lugar de destaque.
O
processo de construção da personalidade que, em diferentes graus, percorre toda
a psicogênese traz como necessidade fundamental a expressão do eu. A escola,
além de aumentar o grupo de relacionamento da criança, possibilita uma vivência
social diferente do grupo familiar; desempenha, então, um papel importantíssimo
na formação da personalidade da criança. Quando participa de grupos variados, a
criança assume papéis diferentes e obtém uma noção mais objetiva de si própria.
Quanto maior a diversidade dos grupos, mais numerosos serão seus parâmetros de
relações sociais, o que enriquecerá sua personalidade.![Resultado de imagem para criança e a sua personalidade](https://meusigno.files.wordpress.com/2011/10/31crianc3a7a.jpg?w=300)
Nenhum comentário:
Postar um comentário