sábado, 15 de outubro de 2016

Fase Social

Sobre o sujeito social e suas relações, para Wallon (1981), o ser humano se constrói na relação com o outro. A individualidade só se faz possível no social. Toda função psicológica superior evidencia-se em dois momentos: primeiro no social e depois no individual, por meio de uma apropriação ativa, marcando as diferenças individuais. A apropriação é o processo de internalização das experiências que acontecem na relação, no social. É a passagem do inter para o intrapsicológico, significando que toda função existente no sujeito apareceu antes no social, na relação.
 Foto: Emília Brandão
Desde o momento em que nasce, a criança tem seus gestos e atitudes significados pelo outro. Ao se apropriar dessa significação, toma contato com a história, a cultura e a ideologia do social no qual está inserida.
           Para Wallon (1981)  só podemos compreender a individualidade como construção social. Desde a simbiose emocional, passando pela autonomia do sujeito, o outro é o eterno parceiro na vida psíquica, seja como modelo, seja desempenhando papel complementar ou de oposição.
           Wallon considera que a educação deve integrar à sua prática e aos seus objetivos duas dimensões: a social e a individual, atendendo, portanto, simultaneamente, à formação do indivíduo e da sociedade. Da psicogenética walloniana não resulta meramente uma pedagogia conteudista, limitada a propiciar a passiva incorporação de elementos da cultura do sujeito, mas sim uma prática em que a dimensão estética da realidade é valorizada, e a expressividade do sujeito ocupa lugar de destaque.
           O processo de construção da personalidade que, em diferentes graus, percorre toda a psicogênese traz como necessidade fundamental a expressão do eu. A escola, além de aumentar o grupo de relacionamento da criança, possibilita uma vivência social diferente do grupo familiar; desempenha, então, um papel importantíssimo na formação da personalidade da criança. Quando participa de grupos variados, a criança assume papéis diferentes e obtém uma noção mais objetiva de si própria. Quanto maior a diversidade dos grupos, mais numerosos serão seus parâmetros de relações sociais, o que enriquecerá sua personalidade.
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